segunda-feira, 20 de outubro de 2014

TARSO APOSTA EM LULA E NOS ÚLTIMOS DEBATES



ZH 20 de outubro de 2014 | N° 17958


ELEIÇÕES 2014 A ESTRATÉGIA FINAL


Adversário será cobrado por pedir cheque em branco ao não detalhar plano de governoNa última semana de campanha, o candidato Tarso Genro (PT) apostará na influência do ex-presidente Lula e aproveitará os debates finais para intensificar as críticas contra o que considera falta de propostas do adversário na corrida ao Palácio Piratini. A estratégia será elevar o tom das cobranças à postura de José Ivo Sartori (PMDB).

O presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, confirmou que Lula deverá participar de uma caminhada na quarta-feira, no centro de Porto Alegre..

Antes de obter o reforço de Lula, Tarso fará a derradeira incursão por outros municípios. Hoje e amanhã, visitará Sarandi, Passo Fundo, Carazinho, Santo Ângelo e Santa Rosa, na Metade Norte. Promoverá carreatas, caminhadas, encontros com prefeitos e líderes comunitários e reuniões com apoiadores do PDT e aliados.

No restante da semana, Tarso se concentrará na Região Metropolitana, onde Sartori levou vantagem no primeiro turno. Mas a vitrina para tentar reverter a eleição serão os debates. O último é o de quinta, na RBS TV. Com a avaliação de que o programa do PMDB é superficial, os petistas esperam questioná-lo sobre a ausência de posição em relação a temas essenciais.

– Queremos discutir as questões de programa de governo. Nosso adversário não tem apresentado nada. A população tem o direito de saber – diz Vanazzi.

DEPUTADOS ELEITOS FORAM MOBILIZADOS

O plano é insistir na tese de que Sartori, ao não expor suas propostas, deseja “um cheque em branco”. Integrantes do núcleo petista ressaltam, por exemplo, que o peemedebista sequer cita “meio ambiente” ou “esporte” na sua plataforma, e que só tem uma frase sobre a agricultura, dizendo que pretende fortalecê-la. Para o coordenador da campanha do PT, Carlos Pestana, a maior dificuldade é “desconstituir o vazio”, já que Sartori evita o confronto e apresenta ideias genéricas.

Como o primeiro turno foi marcado por surpresas – a derrocada de Ana Amélia e de Marina Silva, mais os erros das pesquisas de opinião –, os petistas torcem para que a maré vire desta vez a favor de Tarso. O discurso para tentar mobilizar a militância é de que tudo pode ser decidido nos últimos dias. Deputados eleitos foram convocados a liderar as campanhas em suas regiões. Material específico foi distribuído para as nove áreas em que o Estado foi mapeado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário