quinta-feira, 2 de outubro de 2014

NA CABEÇA DE MARINA



ZERO HORA 02 de outubro de 2014 | N° 17940

JULIANA BUBLITZ


ELEIÇÕES 2014 PROPOSTAS DE GOVERNO

ZH ENCERRA HOJE série de reportagens para destrinchar o que pensam os três principais candidados à presidência sobre temas específicos. Depois de Aécio e Dilma, é a vez, por ordem alfabética, de Marina.


Após idas e vindas no programa de governo e da tentativa de apagar o rótulo de fundamentalista, Marina Silva (PSB) terá de superar a desconfiança de parte do eleitorado para vencer a disputa ao Palácio do Planalto. Às vésperas da eleição, boatos lançados por adversários contribuem para amplificar as dúvidas sobre como ela se posiciona a respeito de temas importantes e controversos – do Bolsa Família ao casamento gay, passando pela independência do Banco Central, para citar apenas três.

Ao final do pleito de 2010, quando conquistou o terceiro lugar, com um patrimônio político de 20 milhões de votos, Marina comemorou o fato de ter chegado até ali “sem mudar de estilo”.

– Até o coque, que tanta gente critica, está no mesmo lugar – brincou Marina na época.

Quatro anos depois, o penteado permanece intocado, mas Marina não é exatamente a mesma. Desde que assumiu a lacuna deixada por Eduardo Campos (PSB), morto em acidente aéreo, a ex-senadora se mostra menos radical e mais aberta ao diálogo. Em nome da nova política – mantra de campanha –, contemporiza e faz concessões.

Se no início dos anos 2000, como ministra do Meio Ambiente, comprou briga com os ruralistas ao combater o avanço da soja transgênica, hoje o cenário é outro. A ambientalista garante que a aversão ao uso da biotecnologia não passa de “lenda”. Mas o que exatamente Marina pensa sobre o agronegócio?

Na reportagem desta página, ZH responde a essa e a outras dúvidas. Confira um resumo do que passa na cabeça da candidata sobre temas polêmicos e conheça suas propostas para áreas como saúde, educação e economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário