Drogas - Ações na Saúde e Segurança. Serra vai criar os Centros Públicos para o Tratamento de Dependentes e combater o tráfico de drogas e armas. http://www.joseserra.org.br/realizacoes/drogas-acoes-na-saude-e-seguranca
Serra vai criar os Centros Públicos para o Tratamento de Dependentes Químicos.
O SUS vai começar a pagar por esse tipo de atendimento - hoje o Ministério da Saúde não repassa recursos para internação de pessoas em tratamento de dependência.
O problema das drogas é um dos mais graves a atingir as famílias brasileiras, as comunidades e a sociedade como um todo.
O governo tem de trabalhar muito na área de Segurança, combatendo o tráfico internacional de drogas e de armas, vigiando as fronteiras e organizando os esforços dos Estados e municípios nessa área. Mas Serra sabe que, além da repressão ao crime, é preciso pensar nas famílias que vivem o sofrimento de ver um dos seus membros arruinar o presente e desperdiçar suas expectativas de futuro. Por isso, Serra vai estruturar no Brasil inteiro uma rede nacional de Centros Públicos de Tratamento de Dependentes para oferecer uma oportunidade de recuperação, uma nova chance para a vida.
Isso será feito também em parceria com as entidades do Terceiro Setor com o apoio do governo a programas bem-sucedidos das ONGs e instituições religiosas. (Quantos abnegados por esse país se queixam da falta de apoio governamental?) Um bom exemplo é a Fazenda Esperança, com unidades espalhadas por todo o Brasil. Desde Sena Madureira, no Acre, passando por Pacatuba (Ceará) e Feira de Santana (Bahia), até o Sul do país, nas cidades de Toledo (Paraná) e Passo Fundo (Rio Grande do Sul).
Outra proposta do Serra é capacitar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para identificar casos de dependência e orientar sobre os primeiros procedimentos. Um diagnóstico precoce e a orientação adequada vão permitir que os pais fiquem mais atentos e saibam como enfrentar o problema.
No governo de São Paulo, Serra criou AS DUAS PRIMEIRAS CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO PÚBLICAS DO PAÍS para jovens e adultos dependentes de álcool e outras drogas. Trata-se de uma nova opção para as famílias que antes só podiam escolher entre a internação em hospitais psiquiátricos ou gerais e os Centros de Atenção Psicossocial, os CAPs.
Inaugurada em janeiro de 2009, a clínica de Cotia – batizada de Projeto Bom Samaritano – é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital Bom Samaritano. Já a de São Bernardo, que começou a operar em abril de 2009, é destinada a adultos com dependência química e psíquica e é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde e a Sociedade Assistencial Bandeirantes. Com ajuda especializada, uma pessoa com força de vontade pode ficar livre do sofrimento da dependência. As clínicas públicas de tratamento oferecem essa oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário